Hoje vamos falar um pouquinho dessa arte incrível, que deixa a gente babando de tão belo. Estou falando do macramê! O macramê enchia todos os cantos e recantos dos anos 70, com tapeçarias atadas à mão, suportes de plantas e acessórios, e estão voltando com força agora, mas essa arte foi transmitida ao longo de centenas de anos em todo o mundo. Vamos explorar as raízes antigas de Macramé!



A origem de Macramé é geralmente atribuída aos tecelões árabes durante o século XIII, usando nós decorativos para finalizar as pontas soltas dos tecidos, tecidos à mão. No entanto, a amarração decorativa também pode ser rastreada até a China do século III em tecidos cerimoniais e tapeçarias. Embora possa ser difícil identificar o primeiro Macramé de todos os tempos, graças aos artesãos árabes do século XIII, o ofício se espalhou lentamente por toda a Europa e acabou se tornando um passatempo comum para os marinheiros.



Os marinheiros tiveram um papel importante em manter Macramé vivo e compartilhar a arte com novas terras. Os nós tinham muitos usos práticos a bordo de seus navios, mas a amarração decorativa mantinha as mãos e as mentes ocupadas durante longas viagens. Além disso, eles vendiam e trocavam seus produtos com nós, como redes, cintos e chapéus no porto. A amarração de nós continuou sendo um hobby popular e uma maneira de adornar roupas e tecidos durante a era vitoriana, quando caiu principalmente em desuso até seu retorno selvagem e fabuloso nos anos 70.




Hoje, o macramé é um pouco mais sutil do que no passado. Materiais naturais e reciclados em tons de terra são frequentemente usados. A ênfase está na natureza, simplicidade e design. Uma parede em branco é decorada com uma tapeçaria de macramé com franjas .



A natureza é trazida para dentro, colocando plantas vivas dentro de belos suportes de macramé . As ousadas opções de roupas de macramé da década de 1970 foram substituídas por peças mais sutis de joias de macramê. O que é velho é novo novamente, mas desta vez com uma aparência mais refinada e natural.



Muitos artesãos creditam o gigante das mídias sociais Instagram com o retorno do macramé. Os designers de interiores começaram a usar tapeçarias simples de macramé na parede para exibir suas fotos, e os fãs perceberam. O interesse pelo artesanato decolou e não mostrou sinais de desaceleração.



As aulas online, também ajudaram o macramé a voltar, dando possibilidade de muitas pessoas que moram distantes das grandes cidades aprender essa arte incrível. Também teve a questão da pandemia, que potencializou o aprendizado de artesanatos pela internet. Se você mora próximo aos grandes centros, é possível que encontre cursos presenciais em lojas de artigos para artesanatos, centros comunitários e ateliês.





E aí, gostou destas lindas possibilidades feitas com a arte do macramê?!
Compartilhe estas ideias!

Amei todas os trabalhos. Adoro Macramé. Sou precipitante no artesanato. Mas estou adorando aprender. Gostaria mto. De receber os tutoriais.
CurtirCurtir
Olá Maria! Tudo bem?! O macramé é realmente incrível! Nosso blog é apenas de ideias e inspirações, infelizmente não temos os tutoriais. Mas indicamos nessa página, um curso completo e excelente de macramê, caso tenha interesse, clica lá para obter mais informações. Tenho certeza que você vai amar! Um beijo e sucesso no aprendizado e na produção de suas peças! 💋
CurtirCurtir